FONTE DE GONÇALVINHO



Casimir e Christelle Da Silva
Quinta de Gonçalvinho


GPS:
40º29'02 36'' N
7º46'07 64'' O

f.goncalvinho@gmail.com

tlm 0033 964 000 598

Qui êtes-vous ?

Ma photo
paranhos da beira, Dão, Portugal

lundi 16 juillet 2012

fizemos uma prova de vinhos com sotaque Sabado 14 julho no restaurant Gspot  de Manuel Moreira em Sintra
e a seguir as notas dos vinhos da Quinta
 
nous avons participé a une dégustation de vins Samedi 14 Juillet avec accent au restaurant Gspot de Manuel Moreira a Sintra
voici ce qu'en dit le blog   http://www.comerbeberlazer.blogspot.pt

 

Dão: Vinhos Com Sotaque de António Narciso

 
No passado dia 14 de Julho, no Restaurante GSpot em Sintra, teve lugar o jantar de apresentação das novidades de três produtores de vinho do Dão que partilham o mesmo Enólogo: António Narciso.
O tema "Vinhos Com Sotaque" trouxe consigo a Quinta da Fonte de Gonçalvinho de Casimir da Silva e Christelle Berinchy da Silva (Francês), a Quinta Mendes Pereira de Raquel Camargo Mendes Pereira (Brasileiro) e a Quinta das Marias de Peter Eckert (Suíço).
Foi possível demonstrar que numa região, com o mesmo Enólogo e com diferentes Terroirs, se conseguem produzir vinhos diferentes, todavia todos eles com uma qualidade acima da média.

Os vinhos foram devidamente dispostos e harmonizados num Menu preparado por Manuel Moreira tendo como particularidade o facto de cada prato ser acompanhado de 2 vinhos. Uma festa para os sentido em mais um excelente trabalho de casamento entre vinho e gastronomia.

A noite começou com um descontraído Rosé.
Fonte de Gonçalvinho TN / Aragonês Rosé 2010
De cor rosado escurecido surgiu um rosé de aromas com boa intensidade a fruta fresca, morangos e framboesas, ligeiro toque floral, essencialmente fresco. Boca suave, com fruta fresca, sem ser aquela fruta doce que por vezes chateia neste tipo de vinho, equilibrado e de acidez correcto. Chama o passo seguinte. Chama a refeição.
79/100
 
Em relação ao primeiro destaco a parte aromatica com toque da madeira, leve fumado, complexo, com toque vegetal, algum abacaxi maduro. Mineral no palato, untuoso, cremoso num final de boca em crescendo.
83/100

 
 
Entrecosto com favinhas
Fonte de Gonçalvinho Tinta Roriz 2010
Fui surpreendido por este Tinta Roriz. Com uma cor rubi uniforme e atraente e um nariz dos mais apetecíveis da noite. A fruta vermelha bem madura, uma autentica bomba de fruta, toques florais, madeira bem casada, toques vegetais, coco e baunilha.Boca gorda, macia, muito guloso, com um final cheio de prazer e a pedir um bis.
90/100

Fonte de Gonçalvinho Inconnu Reserva 2010
Este foi o vinho que mais "discussão" originou. Neste momento ideal para uma boa conversa. Quais são as castas que o compõem? Não quer entrar na discussão? Vale bem a pena. Este Inconnu foi Rei. Nariz com fruta silvestre bem madura, com amoras silvestres maduras, figo roxo bem maduro, madeira a transmitir um toque baunilhado e algum coco. Boca com alguma secura, cheio de vida, com boas especiarias e uma final para recordar. A minha aposta? Tinta Roriz, Touriga Nacional e também aquela outra.
??/100

 
Bolo de Alfarroba com Framboesa
A minha escolha recaiu sobre o Fonte de Gonçalvinho Inconnu Reserva 2010 e o Quinta das Marias Cuvée TT Reserva 2010. O chocolate presente no Bolo de Alfarroba ajudou a fazer uma ligação perfeita.

 
texto e fotografias do blog  http://www.comerbeberlazer.blogspot.pt

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire